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Você sabia que…

O e-mail marketing é hoje a mídia digital com maior retorno sobre investimento (ROI), ou seja, US$ 40,56 por dólar investido, e a tendência é que esse retorno se mantenha nos próximos anos, impulsionado principalmente pelo crescimento do e-commerce (Return Path, 2013).
Oito em cada dez empresas no mundo utilizam campanhas de e-mail marketing (Marketing 360, 2011).
35% das empresas usam o e-mail marketing como sua principal ferramenta de marketing direto. Para 28%, delas essa é a ferramenta de marketing direto com melhor desempenho e com maior facilidade de mensuração (Direct Partners, 2008).
78% das empresas brasileiras utilizam atualmente o e-mail marketing (ABEMD, 2011).
Um assunto personalizado gera um incremento de até 39% em aberturas, assim como a menção do período em que expira a promoção na linha de assunto também aumenta em 39% essa taxa? (E-mail Evolution Conference 2010).
O e-mail marketing converte, em média, 2,53% para o varejo on-line, superando buscas orgânicas e pagas, além de ações em redes sociais (Serasa Experian no Fórum E-commerce Brasil 2012).
18,3% das ações de email marketing contemplam botões de compartilhamento, e que o botão de compartilhamento do Facebook é o mais usado (91%) nas ações de e-mail marketing? Pois saiba que a cada 10 mil e-mails enviados com opção de compartilhamento, 23 clicam no botão do Facebook, 7 no do Twitter, e 4 no do LinkedIn (GetResponse, 2012).
Entenda como fazer um email marketing – passo a passo

Passo 1 – Defina um objetivo: Determine quais os objetivos a serem atingidos e tenha-os em mente durante todas as etapas do processo para poder medir os resultados que a campanha gerou.
Passo 2 – Segmente seu público – É importante criar uma campanha personalizada para o seu público-alvo. Para isso, filtre e separe a sua lista de e-mails de acordo com os fatores que forem importantes para o seu negócio ou produto: sexo, idade, localidade, poder aquisitivo, etc. Também leve em consideração os resultados de campanhas anteriores, tais como: compras anteriores, taxa de abertura de e-mails, etc.
Passo 3 – Ofereça um conteúdo valioso para seu público – a relevância é a regra de ouro para qualquer conteúdo. Antes de escrever um e-mail marketing se coloque na posição de quem o vai receber e pense nos benefícios que seu produto tem e como eles podem ajudar quem está lendo. Foque no cliente! Crie um conteúdo amigável e interessante, que faça com que as pessoas queiram visitar o seu site para ter mais do mesmo. Seja cativante e use uma linguagem simples e pessoal. Menos é mais.
Passo 4 – Crie um assunto irresistível – apesar de o campo do assunto do seu e-mail ter uma única função – fazer o leitor abrir o e-mail – não o menospreze nem por um segundo. Afinal, ele é muito importante e pode determinar o sucesso ou fracasso de todos os seus esforços. Ao criar um assunto, procure usar entre 25 e 40 caracteres – esta é a faixa de tamanho que dá mais resultado.
Passo 5 – Tenha consciência da importância do design – muitas pessoas ainda não têm consciência da importância e da eficiência de um bom trabalho de design. Em um e-mail marketing ele é fundamental para reter a atenção de quem está lendo e gerar cliques e vendas. Nos dias de hoje o design deixou de ser somente um “trabalho artístico”, e se tornou parte importante da estratégia de comunicação de um produto ou serviço. O design é a principal forma de chamar a atenção do público-alvo e se destacar no meio de tantas ofertas existentes no mercado. Investir em um bom design criado para causar impacto visual é fundamental no conjunto de ações para que uma campanha de e-mail marketing seja bem sucedida e tenha um bom retorno.
Passo 6 – Destaque seu call to action – o seu call to action (chamada para ação) é o seu link, o botão que irá direcionar o leitor para a página que você deseja, e por tanto deve estar bem posicionado e muito bem visível. Algumas dicas:
Mantenha sua chamada na parte de cima do e-mail.
Use cores e contrastes para chamar a atenção ao botão da chamada.
Crie um sensação de urgência – se a duração de uma oferta for limitada, isso encoraja a pessoa a agir rapidamente.
Deixe sua chamada em uma posição de destaque, isolando-a do resto dos elementos do e-mail.
Passo 7 – Monitore os resultados – uma campanha de email marketing não termina quando você clica no botão de envio. Na verdade, boa parte do trabalho da campanha vem depois. Você precisa monitorar a taxa de abertura dos seus emails, taxa de cliques e taxa de conversão. Isso permitirá que você saiba se sua campanha está atingindo o resultado esperado e, caso não esteja, que você saiba exatamente onde está o problema. Outra coisa é responder aos emails de resposta dos clientes.
Entenda tudo sobre mensuração de resultados e criação de métricas em: email marketing. como medir o seu sucesso.